top of page
Buscar

Relações em Conflito

  • Foto do escritor: Luciana Okahara
    Luciana Okahara
  • 22 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

As nossas vidas acontecem nas relações, tudo é relacional. Relações familiares, relações de trabalho, relações com amigos, com vizinhos, e a relação com a gente mesmo. Quando uma das relações não vai bem, muitas vezes prejudica outras. Se você não está bem no trabalho, pode acabar descontando nas relações familiares, se está com problemas conjugais pode acabar não se desenvolvendo como gostaria no trabalho, ou se sua autoestima está baixa, pode encontrar problemas para expressar o que sente mesmo para as pessoas mais próximas de você. Os cenários são diversos, e muitas vezes carregam conflitos semelhantes: divergência de opinião, emoções reprimidas ou extravasadas demais, expectativas que não foram atendidas, problemas na comunicação, problemas de confiança, falta de respeito, falta de atenção, sobrecarga. 

A comunicação é a base das relações e é um dos caminhos para que ambos os lados da situação possam se expressar e se sentir compreendidos. Para uma comunicação saudável, a primeira coisa a se ter em mente é ouvir com atenção, ativamente e sem julgar, dando espaço para que o outro apresente aquilo que está sentindo ou pensando. É  importante mostrar que você se importa com o que está sendo dito, mesmo que não concorde, e procure não interromper enquanto o outro fala. Na sua vez de falar, procure ser claro e objetivo no que quer dizer, isso muitas vezes exige que você tenha pensado sobre isso previamente. Se você não souber expressar o que precisa ou o que sente, o outro poderá não te entender. Quando estiver falando, procure não culpar o outro, pois isso pode fazer com que o outro se feche e aumente a tensão entre vocês. Ao invés disso, foque em expressar o que você sente diante das situações que está apresentando. É importante tentar colocar-se no lugar do outro. Há sempre o outro lado da história, e tentar entender como o outro se sente pode te ajudar a esclarecer os fatos. Além disso, escolha um momento e local adequados para ter essa conversa. Iniciar uma conversa envolvendo outras pessoas ou em momentos inapropriados pode agravar o conflito. 

Muitas vezes os conflitos são gerados com base nos sentimentos que vem após os fatos, por isso é importante acolher o que você sente e o que o outro sente, o que muitas vezes por si só já pode solucionar o conflito. 

Mas e quando não é possível desenvolver essa comunicação com o outro? Muitas vezes o desgaste dos conflitos acaba se sobrepondo às tentativas de comunicação saudável e as relações parecem ruir diante de problemas que não tem mais solução. Esse pode ser um momento apropriado para procurar psicoterapia. Entender os próprios sentimentos pode te auxiliar a solucionar as crises e reduzir os conflitos. 

Todos nós buscamos relações saudáveis e muitas vezes, para isso é necessário aprender sobre nossos sentimentos, nossas reações, nossas repetições, para encontrar (ou criar) um novo jeito de estar nessas relações.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Endereço do
Consultório

Rua Padre Anchieta, 1923 - sala 1307, Bigorrilho
CEP: 80730-000
Curitiba-PR

 

Horário:

Seg - Sex: 7:30 - 20:00 

Contatos

 Whatsapp
(41) 99507 2871

Email:
lucianaokahara.psi@gmail.com

© 2024 psicologia e saúde mental - psicologia aberta

bottom of page